


%2010_34_19_fc64e99a.jpg)
“E a lembrança maior que me ficou foi de um silêncio. O silêncio de uma casa em que está morrendo alguém. Dirse-ia que há, lá dentro, uma agonia contínua, incessante, uma agonia de mulheres...” A peça Cemitério das Mulheres Vivas nasce da intersecção entre o real e o imaginário, emerge inspirada em três reportagens em que Nelson Rodrigues visita ao presídio feminino de Bangu em 1951... Esta narrativa jornalística é o ponto de partida para a dramaturgia que faz surgir histórias de mulheres e seus universos de violências e abusos, um cemitério de mulheres... vivas!
Crítica: Deus Ateu, pelo Festival Satyrianas 2025
“Cemitério das Mulheres Vivas é uma peça que não apenas denuncia a violência contra mulheres, mas também revela as complexidades emocionais e psicológicas enfrentadas por aquelas que sobrevivem a esse ciclo devastador. Refleti também sobre a escolha do título, que, para mim, é impactante e simbólico: ele transcende sua função de nome e se transforma em uma reflexão profunda sobre a experiência de morrer em vida. A cada agressão, as personagens são mutiladas, sobrevivendo apenas fisicamente, mas sufocadas pela violência que as consome.”
- Fernanda Araújo
Leia crítica na integra:
“Foi um espetáculo transformador de verdade. É emocionante ver a força de tantas mulheres de maneira unificada quanto as personagens tanto as atrizes e a diretora são o ápice do poder feminino escancarado toda a sujeira da nossa sociedade. É imperdível”
Thainá Rondi, em 6 de julho de 2024
“O espetáculo é sobre mulheres, mães, mas é também sobre filhos... os filhos que assistem estas violências. Vocês me tocaram em lugares muito profundos. Que espetáculo necessário! Continuem, por favor, não parem nunca”
Rafael Resende, em 6 de julho de 2024
Ficha técnica:
Dramaturgia: Claudia Benedetti
Direção: Claudia Benedetti
Operadora de Luz: Manira Kotzent
Montagem de Luz: Ashley Ozsvath
Figurino e Cenário: Claudia Benedetti
Folhas Secas: Ipês, mangueiras, sibipirunas, pau-brasil e aroeiras do quintal (obrigada pelo empréstimo)
Elenco:
Bethânia Machado como Alzira
Tuka Rufino como Geni
Dara como Dolores
Darielis Magalhães como Jandira
Fernanda Mestriner como Rute
Isis Sthefani como Sônia
Julia Capareli como Dinaura
Juliana Maria como Flávia
Nawa Escolano como Marlene
Renata Alonso como Sueli
Romã como Das Dores
Victória Soares como Léa
Premiações e Indicações:
- Festival Nelson Rodrigues,
Edital Cultura em Ação da Prefeitura de Ribeirão Preto.